top of page

INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DE PETROLÂNDIA

  • reginaceliborges40
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura


O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia é uma organização social, sem fins lucrativos, fundado em 2016, e tem como finalidade proteger e preservar o patrimônio cultural local, assim como a memória histórica de Petrolândia, cidade pernambucana localizada na microrregião do Sertão de Itaparica.


Petrolândia, originalmente batizada com o nome de Jatobá, está às margens do Rio São Francisco, foi planejada e construída no final do século XIX a partir da expansão populacional que ocorria com a construção da pioneira Estrada de Ferro Paulo Afonso (Piranhas-AL a Jatobá-PE,1883-1964), implantada pelo então Imperador D. Pedro II como rota estratégica ao desenvolvimento comercial da região.


Praticamente um século depois, já atendendo pelo nome de Petrolândia (renomeada em homenagem a D. Pedro II em 1943), viu a chegada dos grandes barramentos para produção hidrelétrica, e em 1988, assim como outros municípios da região, também teve saída compulsória e todo o seu território inundado pelo reservatório Itaparica. Uma nova Petrolândia foi construída e obrigada a se reconstruir, inclusive culturalmente.


O IGH Petrolândia tem atualmente 12 associados, mantém-se ativo com reuniões presenciais e virtuais ordinariamente, embora ainda não tenha sede física própria. Além de promover e participar de diversas atividades ligadas à preservação e à cultura local, como: promoção de educação patrimonial nas escolas; resgate do Pastoril; levantamento das histórias das ruas; também criou em 2018 o site: www.ighpetrolandia.wordpress.com como mais um instrumento de difusão, preservação e conhecimento da cultura de Petrolândia. Nele estão presentes registros históricos em fotografia, mapas, atas, inclusão do Museu da Pessoa, também pesquisas acadêmicas, artigos, livros, resultado de concursos ligados à cultura, entre outros materiais de grande relevância cultural.


Entre as grandes conquistas até a presente data, pode-se citar a mobilização junto à FUNDARPE para o tombamento da igreja Sagrado Coração de Jesus (2022), único patrimônio cultural da antiga Petrolândia que se mantém de pé de modo semi-submerso, há 36 anos.


Como me falou a sua atual Presidenta, Paula Rubens: “O IGHP pretende ser uma fonte confiável de informações e um espaço para a divulgação da história e do patrimônio do município, garantindo que as novas gerações possam valorizar e usufruir de sua rica herança cultural”.

 


Regina Borges

Comments


bottom of page